O Toque da Cura Energizando o Corpo, a Mente e o Espírito através da Arte do Jin Shin Jyutsu – Parte 4

04 – A PORTA DE ENTRADA PARA A HARMONIA

Entramos neste mundo com uma expiração, para nos purificarmos e esvaziarmos para, então, podermos receber. Nós não “fazemos” uma respiração; nós “recebemos” uma respiração.

O primeiro instrumento para relaxar o corpo e remover os bloqueios da energia vital é a respiração. Tudo o que precisamos, a qualquer momento é expirar profundamente e deixar que o novo fôlego penetre em nosso ser naturalmente. Com cada expiração, liberamos o estresse acumulado, a tensão física e o MEDO. Uma expiração profunda nos esvazia, e


1 Pretensão aqui tem o sentido de quando nos escondemos de nós mesmos e dos outros, por vergonha ou por baixa auto-estima, tentando ser algo que não somos para “manter as aparências”. (N.C.)

2 Em inglês MEDO = FEAR (N.C.) False – Falsa Evidence – Evidência Affear – Aparência Real – Real

podemos então receber mais plenamente a inspiração seguinte e sua energia revitalizadora. Agora a energia da vida pode fluir livremente através do nosso sistema. Podemos nos renovar e nos preencher de vida com a respiração – “a essência purificada da vida”.

Se você expirar agora, poderá sentir a tensão que escorre dos ombros, do tronco e da pelve, ir descendo até chegar aos dedos dos pés. Você relaxa um pouco mais a cada respiração, harmonizando-se cada vez mais profundamente, à medida que a tensão deixa seu corpo. Receba cada respiração com consciência e gratidão. A respiração é a base para a energia.

A energia vital que nos envolve e que permeia o universo está sempre à nossa disposição sob a forma de respiração. Não há escassez de energia vital – ela é o recurso natural mais abundante. Assim, sempre temos o poder de transformar nossa vida e nosso mundo. O segredo para essa transformação está em simplesmente expirar e deixar que a energia da vida impregne totalmente nosso ser Como diz Mary, “Quando sou a respiração, estou sempre renovada.”

Mary se lembra de um homem que freqüentou um dos seminários conduzidos por ela. Terminado o seminário, ele repudiou tudo o que ela dissera. Pouco tempo depois, porém, ele participou de uma excursão ao Grand Canyon. Quando o grupo chegou ao leito do desfiladeiro, o homem teve um mal-estar súbito e não conseguiu mais caminhar. O guia mostrou-sé inflexível: “Não temos paramédicos aqui, nem mulas, nem ninguém que possa carregá-lo. Você vai ter de se virar.” Infelizmente, o homem não conseguia se mexer. O guia levou o grupo de volta ao topo, a fim de enviar alguém em busca de socorro. Enquanto esperava deitado, exausto e desesperado, o homem se lembrou das palavras de Mary: “A respiração é o recurso decisivo. Entre na respiração. Expire e aceite o presente que o universo lhe dá em cada inspiração”. E foi só isso que o homem fez: começou com uma expiração, foi respirando de modo natural e rítmico e.recebendo a energia vital com cada inspiração. Milagrosamente, ele se sentiu mais forte. “Quase em seguida, ele alcançou o grupo e fez o percurso até o topo sem nenhuma ajuda”, lembra Mary. Tempos depois, ele telefonou para Mary para agradecer o que ela lhe ensinara.

A respiração é o mais simples e o mais perfeito de todos os instrumentos que temos à nossa disposição. Ela pode ser usada em qualquer momento para aumentar e equilibrar a energia vital, para que possamos penetrar no reino de onde emanam a harmonia e a cura.

Fonte: Alice Burmeister e Tom Monte O Toque da Cura Energizando o Corpo, a Mente e o Espírito através da Arte do Jin Shin Jyutsu® Prefácio Mary Burmeister Tradução Euclides L. Calloni

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s