Os 7 pontos chave de postura na meditação

clear-mindPara meditar, precisamos também ter atenção ao nosso corpo. A postura na meditação deve ser encarada como um veículo para facilitar a transformação, harmonia ou transcendência, que pretendamos alcançar. Existe uma grande diferença entre ocidente e oriente, na nossa flexibilidade. O corpo ocidental sempre esteve habituado à cadeira, o oriental ao chão. Estes 7 pontos chave de postura na meditação devem ser encarados como referência para uma postura correta, independentemente da posição das nossas pernas.

Os 7 pontos chave de postura na meditação

Podemos considerar sete pontos chave para uma postura correta – pernas; ombros, braços e mãos; costas; olhos; queixo e boca; língua; cabeça. Quando o corpo está em alinhamento, tudo flui melhor em nós. Se queremos desenvolver a atenção plena, então devemos também desenvolver a postura correta.

1 – Pernas 

Nem todos temos muita flexibilidade e estar a desenvolver uma meditação com esforço e dor, não adiantará. As pernas podem estar em posição de lótus (padmasana), semi-lótus, cruzadas, em seiza ou simplemente sentados numa cadeira. As pernas e bacia devem estar numa posição que permitam as costas permanecerem direitas.

2 – Ombros, Braços e Mãos

Para as mãos podem usar o mudra dhyana, colocando a mão direita apoiada na mão esquerda, com as palmas para cima e com os polegares a tocarem-se ligeiramente. As mãos são colocadas no regaço, abaixo do umbigo.

Verificar que os ombros, braços e mãos estão relaxados.

3 – Costas

A coluna deve estar direita, como se tivesses um fio de prumo que vai do topo da cabeça até ao coccix. A conjugação com as pernas é muito importante. Se tiveres um banco de seiza ou um zafu, poderá ajudar a manter a posição por mais tempo.

4 – Olhos

Os olhos podem estar fechados ou semi-cerrados mas sem esforço. Há também quem goste de praticar a meditação de olhos abertos mas, para tal, o foco deve estar no infinito para que não se disperse a atenção nos objectos próximos.

5 – Queixo e Boca

Coloca o queixo ligeiramente inclinado para o peito e descaído, ajudará a manter a cervical direita, alinhada com o tronco e abdómen. Os lábios tocam-se levemente, para que os dentes não exerçam pressão.

6 –  Língua

Coloca a ponta da língua suavemente contra o palato, atrás dos dentes. Vai ajudar-te a reduzir o fluxo de saliva e a fechar o canal energético.

7 – Cabeça

Inclina a cabeça ligeiramente para a frente, para que o teu olhar seja dirigido para o chão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s