Cores podem influenciar o corpo e a mente

-

Pessoas que desejam fazer de suas casas ou escritórios um santuário para aliviar o estresse muitas vezes ficam em dúvida na hora de escolher as melhores cores para alguns ambientes. As cores podem ser um grande foco para a meditação ou relaxamento guiado e podem até provocar  respostas emocionais e físicas.

Cor em História
Na história antiga, a cor não foi apreciada pela sua beleza abstrata ou apelo estético, mas pelo simbolismo divino que lhe é atribuído por várias religiões da antiguidade. Por exemplo, os antigos mágicos egípcios usavam roupas em tom azul para representar a santidade de sua sabedoria, na poesia grega, o vermelho e roxo foram usadas para representar o encontro violento na Ilíada  e Ulysses em “A Odisseia” .
Cor e luz colorida foram usadas até mesmo em algumas culturas para curar várias doenças físicas e mentais.

Cor, mente e corpo

Atualmente, as cores e seus significado perderam a essência mística. As pessoas escolhem cores para suas roupas e casas com base em  preferências pessoais. No entanto, as cores transmitem efeitos diferentes sobre o corpo e a mente.

Vermelho, rosa, laranja e amarelo.

red_100px   Na China, o vermelho é uma cor de celebração e sorte, e está presente em muitas cerimônias importantes. Na Índia, o vermelho é usado em roupas de casamento para simbolizar a pureza dos noivos.
Apesar da importância e do uso generalizado do vermelho em eventos culturais ao redor do globo, os cientistas descobriram que olhar para a cor vermelha pode realmente iniciar resposta de luta ou fuga do corpo, acelerando a frequência cardíaca e aumentando a pressão arterial. Propriedades estimulantes torna o vermelho uma má escolha para o relaxamento, mas é ótimo para uma explosão de energia e paixão.

Pink-100px   O cor-de-rosa possui partes das propriedades estimulantes do vermelho e também inspira uma maior motivação e confiança. Curiosamente, em algumas prisões, possuem celas cor-de-rosa, supostamente para reduzir o comportamento errático dos internos.

orange_100px   Laranja também é uma cor estimulante que aumenta o comportamento social e estimula tanto o apetite e o nível de atividade.

Yellow-100px

   Amarelo foi mostrado para aumentar a comunicação, aumentar a memória e, ao mesmo tempo, estimular a mente.

 

Estes tons quentes podem ser ótimos para um ajuste rápido, mas eles não se prestam bem a tranquilidade ou contemplação pacífica, por isso não são as melhores cores para relaxamento.

Dica de Leitura:  Dezembro Laranja: mês da conscientização do câncer da pele

blue-100px   Azul
Talvez não seja coincidência que a cor, tanto do céu, como do mar, tem provado ser uma cor calmante. Durante muitas gerações, temos o hábito de contemplar com felicidade os dias azuis sem nuvens ou visitando uma praia.
Azul tem um efeito calmante sedativo e pode realmente fazer com que o corpo se torne mais frio. Pesquisas indicam que a cor azul também ajuda na intuição. Salas azuis são geralmente muito relaxantes, e a mesma tranquilidade pode ser adquirida quando observamos uma pintura ou uma fotografia com tons de azul.

green-100px   Verde
Verde é indicado para diminuir a depressão, ansiedade e nervosismo. A cor relaxa o corpo e a mente e é, ao mesmo tempo, suave e refrescante. O verde de uma floresta pode ser o lugar perfeito para um passeio relaxante até mesmo quando estiver um dia de chuva, observar as árvores em uma tarde chuvosa pode ser muito agradável.
O verde é uma cor ótima para paredes ou roupas. Uma sugestão é adicionar peças de arte ou acessórios para dar uma sensação de tranquilidade para qualquer ambiente.

purple-100px   Roxo
O roxo que é uma mistura de vermelho e azul. Ele pode tanto ser estimulante como o vermelho ou calmante como azul, dependendo da tonalidade, tons mais claro – como a  lavanda –  são relaxantes. O roxo tem sido tradicionalmente a cor da realeza, antigamente tecidos neste tom eram muito mais caros.

As melhores cores para relaxamento
As cores quentes são geralmente estimulantes e não são a melhor opção para um ambiente calmo e relaxante.
As melhores cores para quem deseja criar um espaço para obter um efeito calmante, pacífico, aliviando o estresse e transmitindo tranquilidade são as tonalidade azuis, verdes e roxos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s