Dicas de relaxamento para aliviar o estresse

concentrao-full[1]
O relaxamento pode ajudar a aliviar os sintomas de estresse, pode ajudá-lo a se acalmar e dar um passo para trás numa situação extrema.

Embora a causa da ansiedade não desapareça, provavelmente vai se sentir mais capaz de lidar com ela depois de ter retirado a tensão em seu corpo e limpar seus pensamentos.

Todas as técnicas de relaxamento combinam respirar mais profundamente com  relaxar os músculos.

Em primeiro lugar, não se preocupe se você achar que é difícil relaxar. É uma habilidade que precisa ser aprendida e virá com a prática.

Yoga e tai chi são boas formas de exercício que pode ajudar a melhorar a respiração e relaxamento.

A respiração relaxada

Pratique a respiração profunda em um horário regular e em um lugar calmo onde você não será perturbado. Solte ou remova quaisquer roupas apertadas que você tenha, como sapatos ou casacos. Sinta-se completamente confortável.

Sente-se numa cadeira confortável que apoie a cabeça ou deite-se no chão ou numa cama. Repouse os seus braços sobre os da cadeira, ou apoiados no chão ou na cama, um pouco longe do lado do seu corpo com as palmas para cima. Se estiver deitado, estique as pernas, mantendo-as na largura dos quadris ou um pouco mais amplo. Se estiver sentado em uma cadeira, não cruze as pernas.

Um bom relaxamento começa sempre com foco em sua respiração. A maneira de fazer isso é inspirar e expirar lentamente num ritmo regular, pois isso irá ajudá-lo a se acalmar.

Encha seus pulmões com o ar, sem forçar. Imagine que você está enchendo uma garrafa, para que seus pulmões se inflem de baixo.

Inspire pelo nariz e expire pela boca.

Inspire lentamente e contando regularmente de um a cinco (não se preocupe se não puder chegar a cinco em primeiro momento).

Então deixe a respiração escapar lentamente, contando de um a cinco.

Continue fazendo isso até se sentir calmo. Respire sem pausa ou prendendo a respiração.

Pratique essa respiração relaxada de três a cinco minutos, duas a três vezes por dia (ou sempre que sentir estressado).

Relaxamento muscular profundo

Esta técnica leva em torno de 20 minutos e é utilizada para liberar a tensão do corpo e relaxar a mente.

Dica de Leitura:  Dezembro Laranja: mês da conscientização do câncer da pele

Encontre um lugar quente, calmo, sem distrações. Fique completamente confortável, sentado ou deitado. Feche os olhos e comece concentrando-se em sua respiração; a respiração deve ser lenta e profunda, tal como descrito acima.

Se você tiver dor em certos músculos, ou se há músculos que achar que seja difícil de focar, passe mais tempo no relaxamento de outras partes.

Você pode colocar uma música suave para ajudar a relaxar. Assim como acontece com todas as técnicas de relaxamento, o relaxamento muscular profundo vai exigir um pouco de prática antes de você começar a sentir os seus benefícios.

Para cada exercício, mantenha o alongamento por alguns segundos e depois relaxe. Repeti-lo algumas vezes. É útil para manter a mesma ordem que você trabalhar com os grupos musculares:

Rosto: empurrar as sobrancelhas, como se franzindo a testa, depois solte.

Pescoço: incline levemente a frente da cabeça, empurrando o queixo para baixo contra o peito, em seguida, levante novamente bem devagar.

Ombros: puxe-os para cima em direção as orelhas e depois os relaxe para baixo, em direção aos pés.

Peito: respirar lenta e profundamente no diafragma (abaixo de sua costela inferior), de modo que você esteja usando o conjunto dos pulmões. Então respire lentamente para fora, permitindo que a barriga deflacione como todo o ar é exalado.

Braços: esticar os braços para fora do corpo, alcance, então relaxe.

Pernas: empurre os dedos dos pés para fora do corpo, em seguida, encolha-os para o corpo, e depois relaxe.

Pulsos e mãos: estique o pulso, puxando a mão na sua direção, e esticar os dedos e polegares, então relaxe.

Passe algum tempo deitado tranquilamente após o seu relaxamento, com os olhos fechados. Quando se sentir pronto, esticar e levante-se lentamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s