Tai chi chuan – A meditação em movimento

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Tai Chi Chuan é uma das variedades de arte marcial chinesa e é também muito conhecido por suas técnicas de defesa e benefícios à saúde.

A arte marcial tem evoluído ao longo dos anos como um meio eficaz de aliviar o estresse e a ansiedade, sendo considerado como uma forma de “meditação em movimento”, que promove a serenidade e paz interior.

Os princípios filosóficos do tai chi chuan remetem ao taoísmo e à alquimia chinesa, sendo criado pelo monge Chang San Feng, no século XII.

Os textos clássicos do tai chi chuan escritos pelos mestres orientam a:

  • Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong) 以靜制動
  • Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛
  • Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai) 以慢勝快

Há cinco estilos diferentes de Tai Chi, cada um com seus próprios métodos e princípios distintos:

  • Chen
  • Yang
  • Wu-ou Wu (Hao)
  • Wu
  • Sun

Tai Chi é considerado seguro para as pessoas de todas as idades, pois não estressa músculos e articulações, além de ser uma prática econômica, uma vez que não requer muito equipamento. Ele pode ser praticado quer em um grupo ou sozinho.

A pesquisa moderna descobriu que o Tai Chi tem efeitos positivos no controle de equilíbrio, condicionamento físico e flexibilidade.

História do Tai Chi

Tai Chi tem vários estilos e variações diferentes, cada uma delas tem a sua própria linhagem e data de origem.
Algumas formas de Tai Chi priorizam a saúde, enquanto outros salientam a concorrência ou de autodefesa.

Há tantas histórias diferentes que descrevem as origens do Tai Chi que a verdade permanece um mistério.

No entanto, os fundamentos de Tai Chi remontam ao início da história escrita chinesa do taoísmo e confucionismo. O fundador do Tai Chi é acreditado para ser Zhang San Feng.

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Há histórias que afirmam Zhang SanFeng deixou o mosteiro para se tornar um eremita taoista e criou sua própria forma de luta baseada em suavidade:

“Em cada movimento, cada parte do corpo deve ser leve e ágil e encadeada. As posturas devem ser feitas sem pausas. O movimento deve ser iniciado nos pés, liberado através das pernas, dirigido pela cintura e liberado pelos dedos. Movimentos, substancial e insubstancial, devem ser claramente diferenciados”.

Os benefícios de saúde do Tai Chi estão sendo amplamente estudada. A arte tem sido associada com a redução do estresse, ansiedade, depressão e melhoria de humor, tanto em pessoas saudáveis, quanto em doentes crônicos.

Além disso, o Tai Chi tem sido recomendado para ampliar a capacidade aeróbica, aumento da energia, e construir a força muscular.

Há benefícios para a saúde associados com o Tai Chi para as pessoas que sofrem de: doença de Parkinson, insuficiência cardíaca, fibromialgia, diabetes, depressão, entre outras

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